Preparação do Documento Final do Sínodo é destaque da segunda-feira

  • 21/10/2024

Participantes da coletiva de imprensa desta segunda-feira, 21, apresentaram mais detalhes da reta final do Sínodo sobre a Sinodalidade

Da Redação, com Vatican News

Assessor espiritual do Sínodo, padre Timothy Radcliffe, foi um dos convidados da coletiva de imprensa desta segunda-feira, 21 / Foto: Alessia Giuliani/IPA/Sipa USA via Reuters Connect

A segunda sessão do Sínodo sobre a Sinodalidade entrou em sua última semana. Na coletiva de imprensa desta segunda-feira, o principal assunto foi a elaboração do Documento Final, cuja primeira versão já foi entregue aos participantes da Assembleia Sinodal que se encerrará no domingo, 27.

A secretária da Comissão de Comunicação do Sínodo dos Bispos, Sheila Pires, explicou que os membros da Assembleia terão até a quarta-feira, 23, para dar suas contribuições, a fim de que na quinta e sexta-feira, 24 e 25, a comissão redatora possa preparar o Documento Final.

Em relação ao rascunho do Documento Final que foi entregue aos participantes, um texto provisório e confidencial, Pires observou que foram consideradas as contribuições dos círculos menores e dos teólogos, colocando o foco na ressurreição de Jesus. O próximo passo será uma troca de dons, para partilhar desafios, sonhos, dinâmicas e novas motivações que surgem do texto.

Confira
.: Cobertura do Sínodo sobre a Sinodalidade

O prefeito do Dicastério para a Comunicação, Paolo Ruffini, sublinhou que a Assembleia está em um momento crucial, destacando os encontros da sexta-feira, 18, com os grupos de estudo. Além disso, citou as canonizações deste domingo, 20, a oração de encerramento do Sínodo Digital e o Sínodo do Esporte, que será realizado na sexta-feira, 25.

Diálogo, fundamento da Igreja

Entre os convidados da coletiva de imprensa, o padre Radcliffe ressaltou que há uma tentação de ler o Documento Final (por enquanto o esboço) procurando decisões e manchetes, quando “o Sínodo trata de uma profunda renovação da Igreja em novas situações”, que é chamada a assumir o papel de ser um sinal de paz e de comunhão com Cristo.

Para o dominicano, a importância do documento está em descobrir como podemos estar juntos de uma maneira diferente. A partir da imagem do “pastor com cheiro de ovelha”, pontuou que esta é a abordagem que deve ser adotada na leitura do documento, que “não evoca decisões dramáticas e radicais, mas novas formas de ser Igreja que nos permitem estar em comunhão uns com os outros de maneira mais profunda em Cristo e para Cristo”.

O Cardeal Zuppi, por sua vez, afirmou que “o diálogo é o fundamento da Igreja”, referindo-se às mesas da Sala Sinodal como espaços onde todos podem falar juntos e ouvir uns aos outros a partir de uma dimensão espiritual. Neste contexto, pediu para não ceder à polarização, não querer apagar a voz do outro, buscar o que une a todos, lembrando as palavras do Papa João XXIII, o que não significa fingir que não há elementos que não possam causar divisões.

O arcebispo definiu o atual processo sinodal como um grande sinal de comunhão em um mundo no qual às vezes é difícil chegar a um acordo. Nesse sentido, ele vê o Documento Final como uma boa indicação do método e pede que todos continuem avançando, que olhem além, que não fiquem onde estão.

Papel das mulheres e diálogo ecumênico

Irmã Nathalie Becquart destacou, entre os frutos do Sínodo, a promoção do ecumenismo, abrindo uma nova fase e trazendo uma nova forma de ver e articular o Primado do Papa. Na segunda sessão, sinalizou, a qualidade da escuta mútua é muito alta, levando a uma promoção da fraternidade.

Ela também salientou o papel das mulheres na Assembleia, indicando que o envolvimento das mulheres no Sínodo se deu em todos os níveis, afirmando que as coisas mudam com a experiência. Nesse sentido, vê que o Sínodo ajuda homens e mulheres a interagir, destacando a riqueza da diversidade, e que foi vivido em pé de igualdade, com as mulheres fazendo contribuições essenciais.

Por fim, Dom Manuel Nin Güell contou o trabalho de sua Eparquia na Grécia, com fiéis de diversas origens. Para os católicos de rito bizantino, apontou, o Sínodo ajudou a lançar luz sobre a realidade dessas igrejas, que ele define como uma ponte para o diálogo ecumênico com as igrejas ortodoxas.

Gradualmente, houve um progresso no conhecimento e no respeito por parte da igreja latina, observou o Eparca dos Católicos de Rito Bizantino, destacando a riqueza para toda a Igreja da comunhão com a Igreja de Roma e salientando o fato de serem igrejas, e não apenas “variantes folclóricas”.

O post Preparação do Documento Final do Sínodo é destaque da segunda-feira apareceu primeiro em Notícias.

FONTE: https://noticias.cancaonova.com/igreja/sinodo-sobre-a-sinodalidade/preparacao-do-documento-final-do-sinodo-e-destaque-da-segunda-feira/


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes